13 de dez. de 2010

Sistema circulatório nos vertebrados


 A fisiologia do sistema cardiovascular dos vertebrados apresenta como característica fundamental o transporte de diferentes substâncias. Entre as principais, destacam-se as seguintes:
 (1) oxigênio e dióxido de carbono conduzidos a partir dos órgãos respiratórios e dos tecidos do corpo;
 (2) substâncias de reserva levadas aos lugares onde são necessárias;
(3) resíduos orgânicos e minerais em dissolução e água, transportados para os órgãos excretores;
(4) hormônios conduzidos das glândulas endócrinas em que são gerados até onde são empregados;
(5) células e humores que intervêm na proteção imunológica do organismo (anticorpos, leucócitos) e na regeneração do tecido dos vasos sangüíneos (trombócitos). Neste grande grupo biológico, o sistema circulatório consta de coração, artérias, capilares, veias e vasos linfáticos, juntamente com o líquido sangüíneo e a linfa.

O sangue é constituído por um fluido ou plasma que contém células sangüíneas. O plasma se compõe de água, proteínas características do sangue e sais minerais e é o meio que transporta as matérias solúveis. Os glóbulos vermelhos ou eritrócitos contêm um pigmento respiratório de cor parda ou vermelha, a hemoglobina, que serve para transportar o oxigênio aos tecidos. Por sua vez, os glóbulos brancos ou leucócitos são incolores. Em geral podem mover-se independentemente, mediante movimento amebóide (emissão e retração de prolongamentos). Leucócitos especializados, chamados fagócitos, limpam o corpo de bactérias e de outros organismos estranhos e eliminam células mortas. Quando um vaso sangüíneo é lesado, o sangue se coagula para fechar o ferimento e impedir sua própria perda. As células que intervêm nesse processo são as plaquetas. Na maior parte, as células sangüíneas se formam na medula, órgão protegido em cavidades dentro dos ossos.
O coração é constituído por uma série de câmaras que se comunicam entre si, rodeadas de paredes musculares. De acordo com a espécie, consta de um ou dois ventrículos e de uma ou duas aurículas. Entre as câmaras existem válvulas para impedir que o sangue retroceda.

As artérias, vasos sangüíneos que conduzem o fluxo do sangue procedente do coração, são revestidas de um endotélio liso integrado por uma camada de células escamosas simples. Suas robustas paredes se constituem de tecido muscular liso e fibras de sustentação que mantêm a pressão sangüínea determinada pelas contrações do coração. As artérias se ramificam e as mais finas, chamadas arteríolas, se conectam aos capilares microscópicos. O alimento e o oxigênio se distribuem por osmose (difusão através de uma membrana semipermeável) por meio dos capilares, e o dióxido de carbono e os dejetos que precisam ser eliminados passam pelo sangue. Os capilares se unem para formar pequenas veias e estas, por sua vez, formam outras maiores, que conduzem o fluxo sangüíneo até o coração. As veias têm paredes mais delgadas, já que sua pressão é menor que a das artérias.




fonte: Fisiologia animal, Mecanismos e adaptações; RANDALL, BURGGREN, FRENCH. 4° EDIÇÃO

Nenhum comentário:

Postar um comentário