13 de dez. de 2010

Sistema circulatorio nos invertebrados

Os nemertinos apresentam apenas dois vasos sangüíneos laterais e um dorsal, com muitas conexões transversais. As pulsações das paredes que formam seu corpo servem para impelir a circulação do sangue, que contém glóbulos vermelhos semelhantes aos dos vertebrados.
O sangue da maioria dos invertebrados tem um número reduzido de células no plasma -- a parte líquida sangüínea -- em comparação com o dos vertebrados. É freqüente a presença de corpúsculos de perfil irregular, parecidos com os glóbulos brancos. Alguns desempenham uma função fagocitária, na qual englobam e destroem os corpos nocivos, e outros contribuem para o transporte do alimento e de outras substâncias necessárias à manutenção do organismo. Nos insetos, muitas das células sangüíneas estão fixadas nos órgãos e só são comuns no plasma depois de um ferimento ou durante as mudas. O pigmento sangüíneo destinado a transportar o oxigênio costuma apresentar-se dissolvido no plasma.
O coração dos invertebrados é sempre dorsal em relação à posição do tubo digestivo. Nos moluscos, o coração fica dentro de um delgado saco pericárdico e consiste em uma ou duas aurículas de paredes delgadas que recebem o sangue do corpo e o passam para um ventrículo único de paredes musculares. Este último se contrai para impelir o sangue até as artérias, que o distribuem pelos diferentes órgãos. Nos insetos e em muitos outros artrópodes (animais de patas articuladas), o coração é constituído por um longo tubo dorsal com aberturas laterais segmentares (ostíolos) que recebem o sangue dos espaços lacunares do corpo e o impelem até os órgãos e tecidos através de uma artéria principal.
No grupo dos anelídeos, a minhoca apresenta um sistema fechado com vários vasos que lhe percorrem longitudinalmente o corpo e que se comunicam por meio de outros vasos transversais, emparelhados ao longo dos segmentos corporais. A circulação se realiza por contrações do vaso dorsal médio e por cinco pares de corações laterais situados nos segmentos anteriores do corpo.
Do exposto, é possível deduzir a pluralidade de formas e a variedade, em grau de complexidade, que os sistemas cardiovasculares dos animais invertebrados apresentam.


sistema circulatorio de um molusco

fonte: Fisiologia animal, Mecanismos e adaptações; RANDALL, BURGGREN, FRENCH. 4° EDIÇÃO

Um comentário: